O Transtorno do espectro autista ,TEA , tem como características principais dificuldades no que se referem a interação social, linguagem e comportamento. Diante dessas condições provavelmente algumas crianças diagnosticadas com autismo, poderão apresentar dificuldade no processo de alfabetização.

A fase de alfabetização é um marco importante na vida das crianças e ocorre geralmente nos primeiros anos de escolarização.

A fase de alfabetização é um marco importante na vida das crianças e ocorre geralmente nos primeiros anos de escolarização. Esse período é desafiador para todas as crianças, e quando se trata de crianças diagnosticadas com TEA pode ser ainda mais. Portanto, sugere-se que toda criança que apresentar qualquer indicativo de atraso de desenvolvimento possa ser avaliada por profissionais especializados (neuropsicóloga, psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga) , e de acordo com um possível diagnóstico iniciar um acompanhamento multidisciplinar visando estimular suas potencialidades e auxiliar no seu desenvolvimento.

Crianças, Menina, Lápis, Desenho, Notebook, Estudo

Crianças na escola- Crédito Pixabay

Estimulação precoce

É muito importante que a criança seja estimulada desde os primeiros anos de vida por profissionais capazes de intervir de forma adequada e desenvolver habilidades necessárias para esse processo, pois é a partir da intervenção precoce que será possível ativar as possibilidades do aprender e minimizar as possíveis dificuldades que a criança enfrentará no ensino fundamental, período da alfabetização formal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário
Por favor digite seu nome aqui